A paquera passo a passo
O antropólogo David Givens e o biólogo Timothy Perper, após centenas de horas observando o comportamento de pessoas, encontraram um mesmo padrão no flerte, elaborando cinco estágios básicos:
1. Chamar a atenção
O primeiro passo consiste em estabelecer o território, escolhendo um lugar para sentar ou se encostar, e então começar a chamar a atenção para si.
Para isso os homens costumam erguer os ombros e esticar o corpo. Utilizam gestos bem exagerados, como mexer um drink com o braço todo, acender um cigarro de forma bem movimentada, etc. Homens mais velhos costumam mostrar jóias, roupas e qualquer outro objeto que mostrem sua posição social, ostentando poder.
As mulheres sorriem e também se movimentam bastante, mudando de lugar. Para serem notadas, utilizam movimentos tipicamente femininos, como ajeitar o cabelo, umedecer o lábio superior, empinar as costas, balançar os quadris, etc.
2. Reconhecimento
Este estágio é muito curto. Ocorre quando os olhares se cruzam e basta um sorriso de uma das partes para que o jogo esteja aceito. E assim os dois se aproximam.
3. Conversa
Sem dúvida é o estágio mais arriscado do flerte. Em uma conversa, revelamos nossas intenções, nossa personalidade e nossa cultura. A voz fica mais alta, suave e musical. Para atrair a pessoa, muitas das vezes a forma como se fala é mais importante do que o que se fala. O tom da voz tem muita importância, podendo agradar ou repelir a pessoa em apenas uma frase.
4. Contato físico
Este estágio começa com atitudes de intenção, como a aproximação dos pés e braços. Chega-se então ao toque propriamente dito, onde um coloca a mão numa parte do corpo do outro, fazendo carícias. Normalmente é a mulher que dá esse passo. O tato é considerado o sentido-mestre, e a retribuição de um toque já é a aceitação um contato corporal maior.
5. Sintonia corporal
Se o casal continuar a conversar e se tocar, se aproximando cada vez mais, alcançam este último estágio. Os corpos começam a se mover em um só movimento. Os ombros se aproximam e os corpos ficam de frente um para o outro. Os movimentos daí em diante passam a ser idênticos. Enquanto um passa a mão no cabelo, o outro também o faz, e assim por diante. Normalmente o casal que atinge este estágio costuma sair junto do bar.
Perper observou que 2/3 dos encontros tiveram como iniciativa atitude das mulheres. Esse fato é comprovado por uma pesquisa de 1950, que diz que as mulheres são as que realmente tomam a iniciativa nos convites sexuais. No mundo animal, tal característica é facilmente observada em várias espécies. Portanto, procurar o sexo seria característica genética das fêmeas.
Hum...interessante...Deve ser foda ser antropologo, ser o voyer da humanidade para entender seus comportamento.
ResponderExcluir